O PRIMEIRO VEÍCULO ELÉTRICO FABRICADO NO BRASIL!

Um grupo de engenheiros e mecânicos curitibanos criaram o primeiro carro 100% elétrico do Brasil, projetado para passeios turísticos. O automóvel é do tipo buggy e foi apelidado de Buggy Power porque pode ser conectado a um smartphone.

Equipado com baterias de íons de lítio montadas no Brasil pela eiON, contando com a parceria de uma multinacional, o carro tem sua carga completada em um tempo médio de 2 à 5 horas, o tempo vai depender se ele será carregado em uma tomada de 220V ou 110V. O Buggy Power é capaz de andar 100 km com menos de $9,00, em suas versões exclusivas percorre mais de 200 km.

¨A eiON foi criada com objetivo de ser de fato uma fabricante brasileira de carros elétricos e um referencial em soluções acessíveis e sustentáveis de mobilidade. Primeiramente a empresa pretende atender a resorts e dema‭is locais voltados ao ecoturismo. O carro pode ser usado em áreas urbanas, rurais e litorais¨, como explica um dos diretores da startup, Hélio Mitsuo Sugai.
A equipe de engenheiros de Curitiba responsável pelo projeto pensou em novas estratégias para dar vida ao produto, foi aí que surgiu a startup eiON, onde pediram o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Paraná – Sistema Fiep. Atualmente a eiON participa da Aceleradora Sistema FIEP. “O conceito do buggy elétrico da eiON – associado a um estilo de vida sustentável – foi decisivo para receber a empresa em nossa Aceleradora. Estamos orgulhosos em poder apoiar a iniciativa para que o empreendimento ganhe escala e atenda a todo o Brasil no menor prazo possível”, afirma João Bosco Faiad Militão, consultor do Sistema FIEP.

O Buggy Power possui um sistema chamado de packs expansivos de baterias, com três opções de autonomia, que contam com um, dois ou três packs de baterias, além de outras opções à escolha do cliente. Para quem estiver interessado em adquirir o buggy elétrico da eiON, ele já possui preço final a partir de R$ 99 mil.

Até mesmo a versão mais simples do Buggy Power já vem equipada com freios a disco nas quatro rodas, acelerador eletrônico, controle eletrônico de tração, sistema de frenagem regenerativa (KERS), tração traseira, bancos anatômicos e equipamento de segurança Santo Antônio inserido na carroceria.
Por enquanto, todas as unidades fabricadas do carro foram feitas para testes e aperfeiçoamento do carro. O Buggy Power será comercializado com garantia de um ano, o motor elétrico terá garantia de 10 anos, as baterias poderão ser contratadas com garantia estendida de até 5 anos.

Fonte

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.