SUPER MÁRIO 3D WORLD + BOWSER FURY É LANÇADO NO SWITCH!

Desde os campos verdes abertos de Super Mário 64, a Nintendo tem experimentado a melhor maneira de transportar Mário em três dimensões. Dos planetóides do tamanho de um pedacinho da Galáxia aos mundos inspirados no hakoniwa da Odisséia, o criador de jogos de Kyoto nunca se estabeleceu em apenas uma fórmula. As aventuras side-scrolling de Mário em grande parte funcionaram da mesma forma, mas em 3D, os jogadores nunca sabem o que esperar.


Isso é parte do que tornou Super Mário 3D World tão amado quando foi lançado no Wii U em 2013. Ele pegou a jogabilidade baseada nos níveis dos clássicos jogos Super Mário bidimensionais e fundiu-a com a jogabilidade em 3D mais expansiva, baseada em o Super Mário 3D Land portátil. Além disso, permitiu que Mário se vestisse como um gato adorável pela primeira vez.


Como o jogo agora iniciou no Switch, a Nintendo tornou-o em uma aventura nova em folha, semelhante a um pacote de expansão, chamado Bowser's Fury. Que possui muitas das ideias do 3D World, mas as coloca em um novo tipo de mundo aberto, cheio de perigo constante devido a um Bowser do tamanho de um kaiju vagando por aí.


SUPER MÁRIO 3D WORLD


Quando Super Mário 3D World foi lançado pela primeira vez, foi uma espécie de contradição: foi tanto uma partida quanto um retorno às raízes da série. Embora seja um jogo 3D, ele não acontece em um grande mundo. A experiência consiste em uma série de níveis menores e discretos que você acessa de um mapa do mundo superior, como se estivesse jogando Super Mário World no SNES.


O jogo atinge um equilíbrio quase perfeito entre estrutura e criatividade. Embora, esteja cheio de níveis curtos com um começo e um fim distintos, ele brinca com a fórmula com tantas idéias interessantes, seja em estágios onde você tem que rastrear sombras nas paredes ou perseguir Bowser em um conversível que lança bolas de fogo. 


3D World também apresentou várias ideias importantes para a série. Talvez os mais notáveis ​​sejam o traje de gato, que permite que Mário pule paredes e acerte goombas com suas garras, e as missões secundárias voltadas para quebra-cabeças estreladas pelo Capitão Sapo. 

Imagem do site: es.ign.com

Não parece exatamente um jogo moderno, mas os visuais brilhantes e coloridos se mantêm. Mais importante mesmo com todos os títulos Super Mário que surgiram desde então, é a combinação particular de estilos do 3D World que permanece distinta. Ainda é divertido revisitar, mas também é uma ótima oportunidade para quem perdeu a primeira vez. (E dado o relativo fracasso do Wii U, provavelmente é uma grande quantidade de pessoas). 


Claro, 3D World também se beneficia da mudança para o switch, já que seus pequenos níveis são ideais para jogar em movimento. A única desvantagem são os controles de toque, que faziam mais sentido quando você tinha um tablet Wii U em suas mãos, mas pode ser estranho ao jogar no modo de TV no Switch, onde o toque é substituído por um cursor na tela.


Essencialmente, esta é uma versão ideal de um dos melhores jogos Super Mario até hoje ...


FÚRIA DE BOWSER


A outra metade da equação, a Fúria de Bowser, é uma experiência autônoma, que você pode escolher jogar imediatamente no menu principal. Mecanicamente, é quase idêntico ao 3D World. Você ainda pode se vestir como um gatinho e correr em tubos transparentes, embora adicione controle de câmera de 360 ​​graus, dando um toque muito mais moderno. 


A fúria de Bowser se passa em um grande arquipélago, sem mundos ou níveis distintos, apenas um monte de pequenas ilhas. O objetivo, como sempre, é coletar moedas brilhantes, que por sua vez abrem novas áreas para exploração. Essencialmente, toda a cadeia de ilhas é uma grande série de desafios e você precisa encontrá-los e concluí-los.


Existe uma grande variedade de coisas a fazer: lutar contra chefes, perseguir coelhos, correr nas costas de uma criatura marinha, escalar torres gigantes, navegar por trechos traiçoeiros de lava derretida e muito mais. No verdadeiro estilo do Super Mário, algumas dessas tarefas são simples, enquanto outras, especialmente no final do jogo, são desafios tortuosamente difíceis com limites de tempo apertados. 


O que faz essa estrutura funcionar particularmente bem é o próprio Bowser. A história do jogo envolve você se unindo a Bowser Jr. - que flutua ao seu lado e pode te ajudar a lutar contra inimigos ou apontar áreas de interesse, para ajudar a restaurar seu pai, que foi explodido em proporções semelhantes às de Godzilla. Seu novo tamanho e poderes se manifestam de duas maneiras. Para começar, ele está constantemente à espreita em segundo plano e, de vez em quando, surge e ataca. Você saberá que está chegando: primeiro há um pouco de vento e chuva, e então, o mundo inteiro escurece.


É quase como uma reviravolta nos mundos claro e escuro em um jogo Zelda. Quando Bowser está no modo de ataque Godzilla, bolas em chamas chovem e ele cospe uma torrente de fogo em você. Isso torna as coisas mais perigosas, mas também tem seus benefícios: algumas áreas só podem ser acessadas se as chamas de Bowser destruírem os tijolos que bloqueiam o caminho. Você tem que pensar estrategicamente durante esses momentos, em vez de apenas permanecer no modo de sobrevivência. Dá a você a chance de ver espaços familiares de uma maneira diferente.


E então há as batalhas gigantescas, onde normalmente, você não pode atacar Bowser. Mas quando você coletar moedas suficientes, desbloqueará o templo, onde poderá usar um enorme sino para se transformar em um gato gigante Mário, que é capaz de enfrentar Bowser de igual para igual. Isso acontece periodicamente ao longo do jogo, são necessárias mais do que algumas tentativas para finalmente derrubar o inimigo de Mário.


Cada vez que você enfrenta Bowser, ele tem novas habilidades, padrões e ver a destruição dessas batalhas é diferente de tudo que você já experimentou num jogo Super Mário antes.Você não está apenas coletando moedas para pegá-las, más também está tentando outra chance no Bowser.


Há duas coisas importantes a serem observadas sobre a Fúria de Bowser. Uma não é um jogo Super Mário em grande escala, embora seja uma aventura substancial com muito para fazer e desbloquear, é provavelmente cerca de um terço do tamanho de jogos comparáveis ​​da série. Outra coisa é que, apesar de seus temas sombrios, Fúria de Bowser é adorável. As ilhas que você explora parecem ter sido renderizadas pelo maior fã de gatos do mundo. Tudo no jogo, dos arbustos aos goombas, dos faróis aos pombos, tem como tema o gato. 


Bowser's Fury é essencialmente um remix de 3D World, que pega os mesmos temas básicos e mecânicos, mas os transforma em algo que parece novo e familiar ao mesmo tempo. Na verdade, este pacote é um indicativo dos jogos Super Mário 3D como um todo: é uma série em que você nunca sabe o que esperar a cada novo lançamento. Às vezes, isso significa uma nova estrutura ou uma reviravolta na jogabilidade. Outras vezes, significa monstros gigantescos e muitos gatos.


Super Mário 3D World + Bowser Fury foi lançado dia 12 de fevereiro, no Nintendo Switch.


Fonte



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.