COMO OS PCS GAMERS COMPETEM COM O PS5 E O XBOX SERIES X?
Todo mês de janeiro, as empresas de jogos para PC recebem uma semana inteira durante a CES para nos mostrar o que há de melhor e mais recente em seus novos processadores, placas gráficas, monitores e tudo mais que vem preparando há um ano ou mais tempo.
Normalmente, a indústria de PCs consegue fazer isso sem que o console consiga invadir seu território. É um momento de discussões sobre o desempenho totalmente irrestrito dos jogos e os tipos de hardware que você poderia comprar se o dinheiro não fosse motivo de preocupação. Mas este ano é um pouco diferente.
Uma nova geração de console da Microsoft e da Sony está chegando no final deste ano, e essa mudança está pronta para mudar tudo no cenário dos jogos, seja você jogando na frente de uma TV ou no PC. Novos consoles significam um grande avanço de produção que os desenvolvedores de jogos podem extrair do hardware de linha de base.
E como a maioria dos jogos atualmente são desenvolvidos para console e PC simultaneamente, isso significa que a barra de desempenho geral dará um grande salto. Os jogos terão um gráfico melhor do que nunca, não importa onde você os jogue. Isso significa que os proprietários de PCs podem esperar atualizar suas plataformas para aproveitar um desempenho muito maior nos próximos anos.
O setor de anúncios de jogos para PC está preso em uma espécie de purgatório técnico até a nova geração de console chegar. Dessa forma, podemos medir o desempenho em relação aos chips gráficos atuais.
Está claro até na CES que o novo hardware da Microsoft e da Sony são as notícias de jogos mais comentadas. A Sony apareceu em sua conferência de imprensa anual em Las Vegas com um pequeno pedaço de notícias sobre jogos - o logotipo oficial do PS5 - que, no entanto, gerou muita agitação. E a AMD cometeu o erro de usar uma renderização falsa do Xbox Series X durante sua apresentação na CES, levando a uma onda de cobertura da imprensa sobre algo tão pequeno quanto a seleção de portas na parte de trás da caixa.
Podemos ver na CES uma tendência muito interessante em que empresas como Alienware, Razer e outras estão reconhecendo os benefícios dos consoles e tentando atrair consumidores tradicionais apenas de console para a plataforma de PC. Nos anos anteriores, isso significaria divulgar todos os benefícios de desempenho que você obtém em um PC para jogos. Mas com os novos consoles à vista, que estão cada vez mais próximos de se tornarem computadores de pleno direito, estamos vendo os fabricantes de PCs tentarem oferecer os benefícios dos dois mundos em um único pacote.
Nos últimos sete anos, o PC tem sido sem dúvida a melhor e mais eficiente plataforma existente. Os novos consoles estavam basicamente desatualizados por um PC de jogos comum assim que lançados em 2013, e até as atualizações do meio do ciclo na forma do Xbox One X e PS4 Pro foram superadas pela arquitetura Turing da Nvidia que foi introduzido em 2018. Mas, nos anos seguintes, vimos a indústria de console inovar em relação à portabilidade, como no Nintendo Switch, e serviços de assinatura e reprodução em várias plataformas.
Os ecossistemas de PC e console nunca estiveram tão próximos quanto hoje, e nunca foi tão fácil trocar um pelo outro. Se você é um fã da Microsoft, pode pagar apenas US $ 15 por mês para jogar centenas de jogos no Xbox One e no PC, tornando-se sensato possuir os dois, se quiser uma tela grande, configuração pronta para o controlador, com um mouse e um teclado com desempenho otimizado. Esse foi o sonho quando o Xbox One foi lançado.
Na CES 2020, estamos vendo a indústria de jogos para PC reconhecer essa nova realidade e tentar desenvolver produtos que atendam ao público que eventualmente desejam possuir dispositivos que possam fazer tudo e atrair todos os públicos. A Alienware chegou com seu protótipo Concept UFO, um poderoso computador de mão semelhante ao Nintendo Switch que visa permitir que você jogue jogos de PC em movimento. A Intel e a Razer chegaram à CES com fascinantes PCs NUC de fator de tamanho pequeno que tentam levar a acessibilidade e o tamanho dos consoles a algo que pode ser facilmente atualizado para atender às suas necessidades.
A Origin, fabricante de jogos para PC, voltou ao show com uma nova versão de seu equipamento Big O, que empacota um PS4 Pro ou Xbox One S, dentro do mesmo estojo de um PC para jogos. É o melhor dos dois mundos no sentido literal.
Quantos consumidores realmente comprarão algum desses produtos? Provavelmente poucos. Mas a CES sempre foi um lugar em que os fabricantes de PCs podem exibir seus protótipos experimentais que são mais uma tendência, e não aquilo que de fato poderia vender aqui e agora. São também essas idéias que ocasionalmente fazem a transição para produtos mais comercializáveis. Antes do PC modular da Razer Tomahawk baseado em NUC, anunciado nesta semana, havia a versão experimental do Project Christine da empresa, do mesmo modelo esta ideia foi mostrada pela primeira vez há seis anos.
Isso não significa que a Alienware, a Razer e outros grandes fabricantes de PCs necessariamente desejam converter jogadores de console, embora, eu tenha certeza de que nenhuma empresa reclamaria se você comprasse uma de suas caras torres ou laptops para jogos. Mas percebe-se que há um mercado crescente de consumidores que tradicionalmente possuíam consoles e podem estar procurando atualizar essa caixa sob a TV. Que melhor maneira de fazer isso do que lembrá-los de que o mundo dos jogos para PC é muito mais do que PCs gigantescos e feios que custam uma fortuna e podem ser complicados e difíceis de manter?
Pode ser que a nova geração de console mantenha o controle sobre os fãs existentes de PlayStation e Xbox. Afinal, possuir um PS4 ou Xbox One agora é provavelmente o sinal mais provável de que você estará comprando a atualização correspondente. Mas esse resultado costumava ser previsível, com a rara exceção sendo uma mudança para a plataforma do console concorrente. Hoje em dia, parece mais provável que um proprietário de console esteja disposto a mergulhar nos jogos para PC, assim como um jogador ao longo da vida pode realmente comprar o PS5 ou Xbox Series X se as especulações de rumores forem realmente tão altas quanto parecem.
Os fabricantes de acessórios para PC e jogos, melhores do que a maioria das empresas, sabem que essa convergência seguirá acelerada. Vivemos em um setor em que as diferenças entre as plataformas de jogos em que você joga são insignificantes, fora das restrições impostas por esses proprietários aos clientes e aos jogos exclusivos que eles financiam para manter seus fãs obstinados comprometidos com a marca.
Na CES, parece que os jogos para PC não darão grandes saltos tão cedo, pelo menos até que os novos consoles sejam lançados. As atualizações futuras, como o novo chip gráfico discreto da Intel e a guerra renovada de processadores entre a fabricante de chips e sua rival AMD, podem abalar seriamente o mercado de laptops e, por sua vez, todo o cenário de jogos para PC.
Enquanto isso, estamos vendo evidências do tipo de mercado que encontraremos daqui a cinco anos, quando os consoles forem ainda mais parecidos com PCs e vice-versa. Pode não parecer algo que um entusiasta de jogos com um equipamento de vários milhares de dólares esteja procurando no momento. Mas uma máquina portátil no nível de um PC como o Nintendo Switch, como o Concept UFO da Alienware, é o tipo de inovação que poderia ao longo da linha, realmente se casar com o melhor das duas plataformas em um único dispositivo. É esse tipo de mudança que faz da CES, um local para se vislumbrar um futuro emocionante.
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Normalmente, a indústria de PCs consegue fazer isso sem que o console consiga invadir seu território. É um momento de discussões sobre o desempenho totalmente irrestrito dos jogos e os tipos de hardware que você poderia comprar se o dinheiro não fosse motivo de preocupação. Mas este ano é um pouco diferente.
Uma nova geração de console da Microsoft e da Sony está chegando no final deste ano, e essa mudança está pronta para mudar tudo no cenário dos jogos, seja você jogando na frente de uma TV ou no PC. Novos consoles significam um grande avanço de produção que os desenvolvedores de jogos podem extrair do hardware de linha de base.
E como a maioria dos jogos atualmente são desenvolvidos para console e PC simultaneamente, isso significa que a barra de desempenho geral dará um grande salto. Os jogos terão um gráfico melhor do que nunca, não importa onde você os jogue. Isso significa que os proprietários de PCs podem esperar atualizar suas plataformas para aproveitar um desempenho muito maior nos próximos anos.
O setor de anúncios de jogos para PC está preso em uma espécie de purgatório técnico até a nova geração de console chegar. Dessa forma, podemos medir o desempenho em relação aos chips gráficos atuais.
Está claro até na CES que o novo hardware da Microsoft e da Sony são as notícias de jogos mais comentadas. A Sony apareceu em sua conferência de imprensa anual em Las Vegas com um pequeno pedaço de notícias sobre jogos - o logotipo oficial do PS5 - que, no entanto, gerou muita agitação. E a AMD cometeu o erro de usar uma renderização falsa do Xbox Series X durante sua apresentação na CES, levando a uma onda de cobertura da imprensa sobre algo tão pequeno quanto a seleção de portas na parte de trás da caixa.
Podemos ver na CES uma tendência muito interessante em que empresas como Alienware, Razer e outras estão reconhecendo os benefícios dos consoles e tentando atrair consumidores tradicionais apenas de console para a plataforma de PC. Nos anos anteriores, isso significaria divulgar todos os benefícios de desempenho que você obtém em um PC para jogos. Mas com os novos consoles à vista, que estão cada vez mais próximos de se tornarem computadores de pleno direito, estamos vendo os fabricantes de PCs tentarem oferecer os benefícios dos dois mundos em um único pacote.
Nos últimos sete anos, o PC tem sido sem dúvida a melhor e mais eficiente plataforma existente. Os novos consoles estavam basicamente desatualizados por um PC de jogos comum assim que lançados em 2013, e até as atualizações do meio do ciclo na forma do Xbox One X e PS4 Pro foram superadas pela arquitetura Turing da Nvidia que foi introduzido em 2018. Mas, nos anos seguintes, vimos a indústria de console inovar em relação à portabilidade, como no Nintendo Switch, e serviços de assinatura e reprodução em várias plataformas.
Os ecossistemas de PC e console nunca estiveram tão próximos quanto hoje, e nunca foi tão fácil trocar um pelo outro. Se você é um fã da Microsoft, pode pagar apenas US $ 15 por mês para jogar centenas de jogos no Xbox One e no PC, tornando-se sensato possuir os dois, se quiser uma tela grande, configuração pronta para o controlador, com um mouse e um teclado com desempenho otimizado. Esse foi o sonho quando o Xbox One foi lançado.
Na CES 2020, estamos vendo a indústria de jogos para PC reconhecer essa nova realidade e tentar desenvolver produtos que atendam ao público que eventualmente desejam possuir dispositivos que possam fazer tudo e atrair todos os públicos. A Alienware chegou com seu protótipo Concept UFO, um poderoso computador de mão semelhante ao Nintendo Switch que visa permitir que você jogue jogos de PC em movimento. A Intel e a Razer chegaram à CES com fascinantes PCs NUC de fator de tamanho pequeno que tentam levar a acessibilidade e o tamanho dos consoles a algo que pode ser facilmente atualizado para atender às suas necessidades.
A Origin, fabricante de jogos para PC, voltou ao show com uma nova versão de seu equipamento Big O, que empacota um PS4 Pro ou Xbox One S, dentro do mesmo estojo de um PC para jogos. É o melhor dos dois mundos no sentido literal.
Quantos consumidores realmente comprarão algum desses produtos? Provavelmente poucos. Mas a CES sempre foi um lugar em que os fabricantes de PCs podem exibir seus protótipos experimentais que são mais uma tendência, e não aquilo que de fato poderia vender aqui e agora. São também essas idéias que ocasionalmente fazem a transição para produtos mais comercializáveis. Antes do PC modular da Razer Tomahawk baseado em NUC, anunciado nesta semana, havia a versão experimental do Project Christine da empresa, do mesmo modelo esta ideia foi mostrada pela primeira vez há seis anos.
Isso não significa que a Alienware, a Razer e outros grandes fabricantes de PCs necessariamente desejam converter jogadores de console, embora, eu tenha certeza de que nenhuma empresa reclamaria se você comprasse uma de suas caras torres ou laptops para jogos. Mas percebe-se que há um mercado crescente de consumidores que tradicionalmente possuíam consoles e podem estar procurando atualizar essa caixa sob a TV. Que melhor maneira de fazer isso do que lembrá-los de que o mundo dos jogos para PC é muito mais do que PCs gigantescos e feios que custam uma fortuna e podem ser complicados e difíceis de manter?
Pode ser que a nova geração de console mantenha o controle sobre os fãs existentes de PlayStation e Xbox. Afinal, possuir um PS4 ou Xbox One agora é provavelmente o sinal mais provável de que você estará comprando a atualização correspondente. Mas esse resultado costumava ser previsível, com a rara exceção sendo uma mudança para a plataforma do console concorrente. Hoje em dia, parece mais provável que um proprietário de console esteja disposto a mergulhar nos jogos para PC, assim como um jogador ao longo da vida pode realmente comprar o PS5 ou Xbox Series X se as especulações de rumores forem realmente tão altas quanto parecem.
Os fabricantes de acessórios para PC e jogos, melhores do que a maioria das empresas, sabem que essa convergência seguirá acelerada. Vivemos em um setor em que as diferenças entre as plataformas de jogos em que você joga são insignificantes, fora das restrições impostas por esses proprietários aos clientes e aos jogos exclusivos que eles financiam para manter seus fãs obstinados comprometidos com a marca.
Na CES, parece que os jogos para PC não darão grandes saltos tão cedo, pelo menos até que os novos consoles sejam lançados. As atualizações futuras, como o novo chip gráfico discreto da Intel e a guerra renovada de processadores entre a fabricante de chips e sua rival AMD, podem abalar seriamente o mercado de laptops e, por sua vez, todo o cenário de jogos para PC.
Enquanto isso, estamos vendo evidências do tipo de mercado que encontraremos daqui a cinco anos, quando os consoles forem ainda mais parecidos com PCs e vice-versa. Pode não parecer algo que um entusiasta de jogos com um equipamento de vários milhares de dólares esteja procurando no momento. Mas uma máquina portátil no nível de um PC como o Nintendo Switch, como o Concept UFO da Alienware, é o tipo de inovação que poderia ao longo da linha, realmente se casar com o melhor das duas plataformas em um único dispositivo. É esse tipo de mudança que faz da CES, um local para se vislumbrar um futuro emocionante.
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