Preparado para uma notícia muito óbvia? Mas agora com dados para comprovar. O grupo de pesquisa de mercado NPD publicou o 2020 Gamer Segmentation Report, um levantamento que concluiu que três em cada quatro norte-americanos estão jogando videogame em casa, desde o começo do ano. Houve um aumento de 32 milhões de pessoas nos últimos dois anos, e é um número potencializado pela pandemia da COVID-19 que forçou boa parte da população mundial ao isolamento social.

O estudo não se limita apenas a uma conclusão generalista, identificou também que além de mais numerosos os gamers estão ainda mais dedicados aos jogos. Enquanto o estudo registrou queda no número de pessoas que jogam menos que cinco horas por semana (8% a menos), jogadores que dedicam entre 5 e 15 horas semanais aumentou entre 2% e 32%, dependendo da carga horária. A mesma conclusão foi tirada para pessoas mais ávidas, que jogam mais de 15 horas por semana (6%), esses últimos correspondem a 20% de todos os gamers dos EUA.

E também foi identificado que a maior parte do público que foi avaliado tem a tendência de ter experiências de jogo com os mais variados dispositivos. O NPD não se concentrou apenas em números restritos a aparelhos como: (PC, PlayStation 4 e Xbox One, Nintendo Switch) mas, ressaltou com maior ênfase o uso de smartphones e tablets. Com isso, a quantidade de pessoas jogando em mais de uma plataforma aumentou de 59% em 2018 para 65% em 2020.

É importante reconhecer o papel da  pandemia neste resultado, o NPD categoriza o volume obtido como um misto de situações, evidentemente a proliferação do novo coronavírus e o fato das pessoas estarem no isolamento, tomou parte do estudo, mas antes disso o mercado já dava sinais de crescimento.

“Esse maior engajamento é uma combinação da evolução natural do mercado, com o empenho mais concentrado que é resultado da quarentena”, explicou o grupo num comunicado à imprensa. “ Cerca de 6% dos jogadores disseram que eles  começaram a usar um novo dispositivo para jogar como resposta à COVID-19, e a probabilidade é que este tenha sido um dispositivo multitarefas que ele ou ela já tivesse em sua posse, como por exemplo um smartphone, tablet ou PC”.

Através do levantamento realizado a pandemia é responsável pelo aumento do tempo jogando de quem já jogava, ao invés de surgirem novos jogadores ao mercado: 35% dos respondentes admitiram se dedicar mais horas agora durante o isolamento do que no começo do ano, antes da situação explodir. No que tange a plataformas, 94% dos entrevistados disseram continuar jogando em plataformas que já tinham, enquanto 6% compraram um novo dispositivo.


É interessante notar quem o NPD considerou como “gamer”, a metodologia da análise do relatório considerou um recorte de jogadores com idade de dois anos ou mais. Em outras palavras, bebês e crianças menores de 10 anos também participaram, “respondendo” à pesquisa com a ajuda pais e os maiores de 10 anos responderam por si.

Ao todo foi avaliada uma amostra de 5 mil jogadores ativos dentro dos Estados Unidos, o estudo foi feito em maio, com adultos pessoas acima de 18 anos que foram contatados diretamente pelo grupo via newsletter, enquanto os menores de idade de 2 a 17 anos foram procurados com a permissão de seus pais ou responsáveis legais.

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