DESENVOLVEDORES VS PRODUTIVIDADE DURANTE A PANDEMIA!

Como a pandemia continua mantendo as pessoas dentro de suas casas, alguns empregos mudaram da cultura do escritório para o home office. Para os desenvolvedores que se adaptaram a esta nova realidade, muitos dizem que estão lutando para manter o foco e a produtividade sob as novas condições. De acordo com uma pesquisa publicada pela GDC, os resultados divulgados, indicam que quase 2.500 desenvolvedores participaram da pesquisa.


Dos que responderam à pesquisa, 70% disseram que passaram a trabalhar em casa. Os trabalhadores citaram problemas específicos em relação aos cuidados com as crianças, comunicação, distrações e ansiedade geral em relação a problemas maiores. "O maior desafio da equipe é gerenciar o estresse do ambiente", escreveu um entrevistado. "Todos foram afetados pela pandemia de alguma forma mesmo que não diretamente, e é impossível ignorar completamente a atmosfera geral de ansiedade". Alguns desenvolvedores como os da Bungie, rapidamente se empenharam na criação da infraestrutura para que seus funcionários se ajustassem em casa.


Embora a pesquisa da GDC mostre que os trabalhos de desenvolvedores não foram afetados pela COVID, até agora 8% relataram perda de emprego devido à pandemia é mais difícil explicar o impacto na saúde mental. Enquanto 32% relataram sentir que a produtividade havia diminuído em casa, os desenvolvedores também relataram que a criatividade diminuiu um pouco (28%) ou diminuiu muito (7%). No entanto, isso não quer dizer necessariamente que há problemas no lar. Como disse um entrevistado: "A situação geral (problemas financeiros da empresa, reuniões adicionais e despesas gerais, ansiedade ao ir no supermercado) provavelmente é mais a culpa, do que ficar em minha casa".


Os negócios parecem ter sido "afetados de maneira significativa", dizem os pesquisadores, "alguns observaram aumentos dos ganhos, enquanto outros sofrem retrações significativas dos negócios". Trinta e sete por cento dos entrevistados relataram que os negócios em geral são "praticamente iguais", enquanto outros 24% disseram que "aumentaram um pouco". Nos dois lados do espectro, 7% disseram que seus negócios aumentaram bastante, enquanto outros 8% disseram que diminuíram bastante. Aproximadamente 33% dos desenvolvedores, ou 1 em cada 3, disseram que tiveram pelo menos um jogo atrasado.


A indústria de jogos, nota que ainda pode precisar lidar com a forma como os funcionários encontram o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho, sob essas novas condições. Muitos desenvolvedores (39% no total) dizem que trabalham mais horas do que na pré-pandemia. "É mais difícil estabelecer limites quando se trabalha em casa", escreveu um deles. "Você sente que está em casa então, não há problema em fazer 2, 3, 4 ou mais horas extras.


Quanto ao que o futuro reserva, mais da metade dos desenvolvedores (64%) afirmam que suas empresas adotaram novas práticas e processos que continuarão quando o confinamento terminar. Para alguns, isso significa mais liberdade para trabalhar em casa. "Tivemos que fazer algumas alterações em nossas tarefas diárias para compensar não estar em nosso escritório trabalhando fisicamente juntos, mas elas provam o aumento da nossa eficiência e produtividade", escreveu um desenvolvedor. "Ultimamente falamos sobre adotar a configuração home office mesmo depois da pandemia."


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