STEAM DECK: O SWITCH BEM MAIS POTENTE DA VALVE!

Na última quinta-feira (15/07), a Valve anunciou seu novo PC/console, o Steam Deck, uma espécie de portátil somado a um PC, com possibilidade de conectar a um monitor externo, teclado e mouse, bem semelhante ao Nintendo Switch.



Com tela de apenas 7 polegadas (de resolução HD 1280x800 touchscreen), esse novo PC gamer portátil em formato de console, permitirá rodar vários jogos AAA, seja através do Steam OS 3.0, baseado no Arch Linux personalizado com KDE Plasma, ou através do Windows que também pode ser instalado no mesmo, visto que a própria Valve informa que o hardware está aberto para instalar softwares e sistema operacionais de terceiros.



Equipado com 16 GB de memória RAM, processador quad-core AMD Zen 2 e GPU octa-core RDNA 2 de 1.6 teraflops, o mesmo conjunto que equipa o PlayStation 5 (da Sony) e os Xbox Series X e S (da Microsoft), o Steam Deck promete rodar todos os lançamentos de 2021 e anteriores, sem pestanejar, com desempenho entre Xbox One S (1.4 teraflops) e PS4 (1.8 teraflops).



Diferentemente do Nintendo Switch, o Steam Deck virá com gatilhos na parte traseira, semelhante ao que já vimos no Steam Controller e Xbox Elite Controller, permitindo a utilização e remapeamento em jogos, o mesmo ainda tem entrada para fone de ouvido P2 e dois touchpads, semelhante ao que encontramos em laptops, para facilitar a jogabilidade em jogos de tiros. Pode ser carregado através das portas USB-C e comporta bateria de 40Wh para até 8 horas, dependendo do uso.



Pra quem já pensa em pegar pra instalar o Windows, provavelmente infrentará as dificuldades das instalações de drivers, além da interface de desktop que, aparentemente, não será mais otimizada para portáteis no Windows 11.



Os preços em pré-venda já estão disponíveis para os países que receberam os hardwares anteriores da Valve, o que não é o caso do Brasil, saindo por USD $399 a versão com 64 GB SSD eMMC com case estojo, USD $529 na versão com 256 GB SSD NVMe com case estojo e perfil exclusivo para Steam Community e a versão mais parruda sai por $649 com SSD NVMe 512 GB, tela anti-reflexo, case estojo premium exclusivo, perfil Steam Community modificado e um tema de teclado virtual exclusivo.


E aí, tá hypado que nem eu? Queremos saber a opinião de vocês!


ERRATA! Corrigido em 19/07/2021: a versão de 64 GB terá armazenamento eMMC e não NVMe como mencionado anteriormente.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.